segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Dia 4: (07.01.08 - 17:17 hora local) Já com as malas... / Primeiro dia na escola...



















Olá a todos os meus amigos (e inimigos também.... eles andam por aí...); finalmente o episódio da minha mala está completamente resolvido, com final feliz (Thank God!!). Hoje o dia foi cinzento e "gloomy", recheado de neve e com 5/6 graus negativos. Hoje foi também o dia em que eu finalmente entrei na escola de Laajasalon Ala-Aste (falta conhecer uma outra, Santahamina). Laajasalon Ala-Aste é uma escola primária que fica mais ou menos a 30 minutos da minha casa. Na escola, todos me receberam muito bem e os meninos mostraram-se entusiasmados por eu estar lá. Toda a gente sabe que as diferenças entre a Finlândia e Portugal são inúmeras. No entanto, elas são ainda mais visíveis ao nível do ambiente escolar... todos os pequenos detalhes (andar descalço nas salas de aula, comer às 11 da manhã (9:00 em Portugal), terem aulas de 45 minutos e intervalos de 15 min) possuem uma importância determinante (a meu ver, claro) para o sucesso escolar que eles obtêm no final do ano. Não são os nossos meninos portugueses menos inteligentes ou indisciplinados do que os meninos finlandeses... No fim das aulas (14H), todos meninos vão para as suas casas para estarem em família! Escusado será dizer que eles concedem muita atenção ao ambiente familiar....Vá... já vai longo o relambório :-) Stay tuned! Kiitos (obrigado!!)

5 comentários:

Anónimo disse...

Parece impossível, rapaz. 4 dias aí e já conseguiste publicar mais na Net do que eu em 4 anos... Invejo a tua dedicação à nobre causa de divulgar o martírio dos jovens emigrantes da nossa pequena terrinha à beira-mar plantada. (O termo era jardim, mas é inverno e não conheço nenhum jardim bonito nesta altura do ano.;) Continua o teu esforço pessoal, e não te esqueças das massas silenciosas que lêem fielmente o teu blog todos os dias...;) Abraço & keep in touch

Liliana F. Verde disse...

Agora é que tu vais perceber e conhecer um sistema de ensino a sério! Passarei por aqui mais vezes.

Liliana F. Verde disse...

Pois é! Por mais estranho que pareça, na Finlândia, dá-se imensa importância à família. O pai ou a mãe podem ficar em casa, com grande parte do ordenado pago. É com políticas assim que se promove (entre muitas outras coisas), o sucesso escolar. Em Portugal, não há tempo para a família... mesmo que se queira.

Também fiquei muito impressionada com o facto de adarem descalços, mas é compreensível, afinal, as botas estão cheias de neve quando se vem da rua. E as casas... estão sempre tão quentinhas. Frio passam os Portugueses! (Estão 6 graus? Espera por um dia mesmo frio e de vento... é de morrer!!!)

Liliana F. Verde disse...

Conselho de amiga experiente: se não tiveres um casaco mesmo bom para a neve, pede um emprestado (se não o quiseres comprar...), senão vais morrer de frio!

Daniel Martins disse...

Que aventura my man!!!